06 fevereiro 2012

Silêncio e Palavra na comunicação - Papa Bento XVI


Danusa Rego / CN Roma
Coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé durante apresentação da Mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2012
“Nos últimos anos, o Papa esteve muito atento aos processos e às dinâmicas da comunicação, especialmente no contexto da transformação cultural originada dos desenvolvimentos tecnológicos”.

Neste ano, o Santo Padre dirigiu uma atenção especial no que ele chama de “elementos clássicos” da comunicação: o silêncio e a palavra, algo que, segundo ele, se torna mais importante na cultura digital.

(...)
“Nesta mensagem [do Papa] encontramos uma reflexão humana profunda sobre a importância do silêncio ao coração da comunicação. O silêncio fala – o nosso silêncio pode exprimir a proximidade, a solidariedade e a atenção aos outros”, explica.

Bento XVI mostra que o silêncio é um modo forte de expressar o respeito e o amor para com os outros. No silêncio, é possível escutar o outro, dando prioridade à palavra do outro.

(..)
No contexto atual, em que a sociedade vive emergida num grande fluxo de comunicação, o silêncio acaba se tornando ainda mais importante. (...)

O silêncio na missão da comunicação

(...)
Esta passagem mostra que o homem descobre, no silêncio, a possibilidade de falar com Deus e sobre Deus, e este silêncio se torna contemplação. Porém, explica o Papa, esta contemplação silenciosa não é estática, ela permite ao homem fazer sua própria dinâmica antropocêntrica do amor divino.

“A contemplação silenciosa faz-nos mergulhar na fonte do Amor, que nos guia ao encontro do nosso próximo, para sentirmos o seu sofrimento e lhe oferecermos a luz de Cristo”, diz Bento XVI em sua mensagem.

(...)
Bento XVI dedica ainda, no final de sua mensagem, um pensamento sobre a educação à comunicação, salientando que é preciso “aprender a escutar, contemplar, mais que falar” e recorda, especialmente aos evangelizadores, que “silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo”.

Mensagem do Papa Bento XVI para o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=284987

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Mensagem do Papa - 46º Dia Mundial das Comunicações Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore! Envolva-se! Participe! Faça valer sua opnião!

Conteúdo relacionado